Viagem Cultural


Com vistas em valorizar os profissionais de educação, o Programa “A União Faz a Vida”, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu uma viagem cultural a Bento Gonçalves, no dia 21 de outubro de 2010.

O passeio teve início com uma visita à Cooperativa Vinícola Aurora, em que todos foram recepcionados gentilmente e tiveram a oportunidade de obter informações sobre sua fundação, quadro social e a produção de uva e vinhos. Também foi proporcionada visitação aos locais de fabricação e armazenamento da bebida, com direito a degustação. Na oportunidade também foi feita visitação a uma loja de artesanato e vinhos.

Ainda no turno da manhã foi visitado o cenário da Epopéia Italiana – Parque Temático – com exposição de trajes típicos caracterizando a história da cultura italiana, em que se oportunizou conhecer a vinda dessa imigração para o Brasil, a partir de 1875, a esperança que tinham em ter uma vida melhor, com muitas riquezas. Os professores e funcionários puderam interagir e “vivenciar” a travessia do Oceano e achegada em terra firme, encontrando uma realidade bem diferente da prometida, tendo que enfrentar situações hostis, desde acomodações de moradia, o cultivo da terra, adversidades da natureza como mata fechada, feras, rios, falta de recursos fundamentais para a sobrevivência do grupo.

A tarde todos tiveram a oportunidade de realizar um passeio com a “Maria Fumaça”, partindo de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi até Carlos Barbosa. Foi uma viagem emocionante e divertida com apresentações artísticas e culturais. Ao chegar em Carlos Barbosa, o grupo foi recepcionado com show de músicas italianas. Em seguida visitação à Tramontina.

A viagem proporcionou um dia de cultura e lazer, enriquecendo conhecimentos, possibilitando reflexão sobre a qualidade de vida, a organização e o desenvolvimento cultural, social e econômico da Serra Gaúcha.