Projetos


PROJETO REEDUCANDO LIMITES  DA E.M.E.F. JOÃO DAL PIVA

  A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Dal Piva apresenta o projeto Interdisciplinar "Reeducando Limites", que já está beneficiando os 298 alunos.

  Seu objetivo é "Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação de uma criança quando se prioriza os “limites”, começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta onde juntos construiremos um mundo mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de reeducação."

PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
Iniciado em 2007, tem como objetivo disponibilizar aulas e o acesso a computadores e internet para pessoas que não disponibilizam desse meio, visando a qualidade de vida através da informação e o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.

As aulas são oferecidas à população e atende, principalmente alunos em turno inverso ao da escola. Cidadãos de todas as idades podem participar gratuitamente, escolhendo entre os turnos da manhã, tarde ou noite, ampliando as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho e oportunizando o acesso a mais esse meio de informação.

PROJETO COMO É BOM IR À ESCOLA
Desde 2005, o Projeto "Como é bom ir à escola" é desenvolvido em nosso município, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar da importância da música nas escolas e seus benefícios na formação pessoal, na busca do conhecimento e no desenvolvimento integral do cidadão, buscando:

- Descobrir talentos;
- Identificar diferentes ritmos, melodias e canções para violão, flauta e escaleta;
- Conceituar noções de teoria musical;
- Estimular mudança de comportamento, hábitos, atitudes, limites...
- Desenvolver as habilidades do aluno;
- Estimular a concentração e a disciplina;
- Despertar o interesse pelas diferentes formas de manifestações artísticas, culturais.

FILÓS - RESGATES CULTURAIS
Em sua 5ª Edição, os Filós buscam, anualmente, integração entre as escolas e a comunidade local, o conhecimento e a valorização das raízes históricas da imigração italiana. Nestes Filós são feitas apresentações artísticas e culturais, e degustação de comidas típicas acompanhadas de brodo.


GAITEIROS
Projeto de gaita, apoiado pela Prefeitura Municipal em apresentação na Semana Farroupilha em 2008, na Praça Matriz Alviri Maria Barreta.










BANDA MARCIAL MUNICIPAL

Reativada em 2007, contando com o apoio do Programa "A União Faz a Vida", Escola Estadual Antônio Stella e do Município de Ibiraiaras.
A partir de 2009 é mantida somente pela Prefeitura, com o apoio da Escola Antônio Stella, apresentando-se periodicamente no Município e na região.






CASA DO IMIGRANTE NONO AFONSO

Inaugurada em 25 de junho de 2004, abriga móveis, maquinários e objetos antigos, doados pelos moradores do município, tornando-se um símbolo da cultura dos imigrantes italianos nesta localidade.
São 404 peças que vão desde uma simples marmeleira até uma trilhadeira dos anos de 1944.
A casa do Imigrante Nono Afonso está aberta a visitas, gratuitamente, de segunda a sexta-feira das 8:00 às 11:30 h e 13:30 às 17:30 horas.