Encontro das Famílias na Escola Zulmiro Zanin




A Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmiro Zanin todos os anos realiza o Encontro das Famílias com o objetivo de integrar e interagir com todos os membros da Comunidade Escolar, com exposição de trabalhos, teatros, brincadeiras, gincanas e palestras referente ao tema do ano.
Nesse ano foi trabalhado com o tema geral: Humanidade X Trabalho, que foi sugerido pelos pais no final do ano 2009.
Ao retomar o trabalho com o Programa União Faz a Vida decidiu-se realizar uma atividade com os pais: Resgatando Nossa História, para que as crianças percebessem que embora tenha mudado tanto no trabalho, nos hábitos, nos costumes, na Escola, as boas maneiras e o respeito devem estar sempre em primeiro lugar.
Para a realização dessa atividade foi escolhido um casal de pais de cada Comunidade para que coordenassem o trabalho na sua localidade. Assim reuniram-se com os demais membros da Comunidade sendo feitas discussões, comparações e reflexões sobre alguns aspectos sociais. Após foi feito o registro através da escrita, desenhos e recorte de gravuras. No dia do Encontro da Família cada Coordenador de sua Comunidade expôs o trabalho aos demais participantes, pais, professoras, alunos, Secretário de Educação, coordenadoras pedagógica, do transporte escolar e do Programa União Faz A Vida.

O teatro: Pai e Mãe eu sou teu aprendiz, representado pelos alunos da Escola demonstrou que o exemplo dos adultos interfere na formação de cada criança, sendo que essa se torna o aprendiz vivenciando as atitudes do dia-a-dia.