Escola João Dal Piva desenvolve novas propostas em 2010

Realização de atividades de motivação no início do ano letivo
Círculo de Pais e Mestres (CPM), direção, professores, funcionários da Escola João Dal Piva e SMEC promovem um momento motivacional no início do ano letivo com a participação do frei Cleonir Dalbosco, de Caxias do Sul, através de dinâmicas e reflexão do valor do estudo na vida escolar, no turno da manhã.
No turno da tarde tivemos a participação de Elaine Bussoloto coordenando um teatro infantil para alegrar os alunos de pré-escola à 4ª série e tornando um ambiente mais agradável, através de tatuagens feitas por ela e seu grupo.
“Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

Resgate de Valores

E.M.E.F. João Dal Piva inicia suas atividades engajada no tema gerador: “Resgatando limites na escola, família e sociedade”.
É impossível trabalhar a autonomia da escola sem criar as possibilidades, impor os limites e oferecer as condições necessárias para se obter sucesso no desenvolvimento do cotidiano escolar e educacional.
Esta idéia coincide com o ser humano, o homem precisa buscar sua própria identidade e formar seu caráter.
O teatro na escola também repassa valores, supera desafios, oferece uma alternativa de ensino, trabalhando individual e em grupo, respeitando a individualidade de cada um.
Outro fator importante nas séries iniciais é o “brincar” que é o parâmetro para o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence.
Os alunos da 8ª série coordenados pela professora Rosecler estão desenvolvendo um projeto sobre liberdade que se estenderá até o final do ano letivo. Cada qual confeccionou um símbolo de liberdade formulando conceitos com respostas amplas e independentes, sendo realizada entrevistas a diversos segmentos da sociedade.
A turma decidiu usar melhor sua liberdade, valorizar momentos de estudo, ter mais concentração em sala de aula, abrir mão de atitudes, para alcançar metas necessárias em construção de sua autonomia.
Para ampliar o nosso projeto a psicóloga Adriana está desenvolvendo palestras sobre valores aos alunos e também estão tendo atendimento individual, conforme a necessidade de cada aluno. A escola oferece livros sobre limites para leitura de pais e professores.
Nosso objetivo é conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação de uma criança quando se prioriza os “limites” começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta onde juntos construiremos um mundo mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de reeducação.

4ª séries A e B comemoram o dia do Meio Ambiente

Em homenagem a semana do Meio Ambiente, os alunos das 4ª séries A e B, da E. M. E. F. João Dal Piva, coordenados pelas professoras Raquel e Kátia, realizaram uma atividade de conscientização social, através de placas com dicas de preservação fixadas na praça da cidade.
Fonte: Direção da Escola João D. Piva