Ensinar, compromisso de todos

Com o tema educação, uma tarefa de todos, foi realizado no Clube União de Ibiraiaras, no dia 30 de junho, um evento que vem ao encontro das necessidades do entorno escolar.
Estiveram presentes no clube, cerca de 500 pessoas, entre elas, pais e educadores das Escolas Antônio Stella, João Dal Piva, Benito V. Martinelli, APAE e Turma do Disney.
Na abertura, o Secretário Municipal de Educação Aristeu Lunelli, destacou a importância de todos estarem cientes de que a educação não é papel somente da escola e sim de todos.
O tema proposto está relacionado há vários aspectos que devem ser dialogados entre a escola e os pais, como a falta de limites, agressão em todos os sentidos, a diferença entre educar e ensinar, o papel dos pais e da escola no processo da formação.
De acordo com a psicóloga educacional que conduziu este trabalho, Marilise Brockstedi Lech, o ser humano antes mesmo de nascer já educa, pois na medida em que o casal decide ter um filho, procura tornar uma ambiente adequado para este ser vir ao mundo. “Este é o ideal, mas não devemos esquecer que estamos num mundo onde estrutura familiar é bem diferente do que há 20 anos atrás”, justificou Marilise.
Ainda foram destacadas as mudanças que vem ocorrendo no mundo moderno, desde a revolução industrial até os dias de hoje. Atualmente estamos vivendo as conseqüências da evolução tecnológicas, precisamos já despertar em nós mesmos a revolução da consciência humana. “É através da educação cooperativa, que esta transformação irá ocorrer, educar com sentido de cooperar, onde todos tem um fatia de responsabilidade em tornar o aluno, o filho mais crítico e cidadão” alertou ela.
Ainda foram apontados alguns motivos psicológicos que levam os alunos a cometer o Bulling (comportamento de caráter agressivo) em sala de aula. Entre eles, a profissional lembrou que a agressão sempre existiu, mas hoje a sociedade está vivendo conflito de identidade, precisamos urgente resgatar a família. Na escola o respeito a si mesmo e ao próximo. “Os valores estão cada vez se perdendo. É o momento de resgatá-los, e o programa A União Faz a Vida, vem ao encontro, como importante ferramenta para o educador e demais pais”, justificou a educadora.
Para finalizar, a palestrante refletiu sobre a responsabilidade que dada um tem no sentido de preparar às crianças para o mundo. Caberá agora dividir o fardo e todos assumir um pouquinho a sua parte. “muitas vezes perguntamos que mundo será deixado para os nossos filhos, caberá também a nós refletirmos que filhos estamos deixando para este mundo”, destacou.
Após a direção das escolas fizeram a entrega de boletins dos alunos aos seus responsáveis.
Fonte: Folha de Ibiraiaras