A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
conviver e aprender a ser.
JUSTIFICATIVA
Baseada em uma educação escolar, focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, viemos propor atividades diferenciadas, para que haja troca de experiências e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, alunos e direção, alunos
e pais, alunos e funcionários, alunos e sociedade promovendo assim um ambiente de respeito, cooperação, consideração e aprendizagem.
O desenvolvimento da Gincana Estudantil, além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando os alunos a uma participação mais ativa das atividades escolares.
Ao analisar o quadro atual, percebemos que há um desinteresse, ou até mesmo, uma falta de objetivos por parte de nossos alunos. Com isso, é importante resgatar a auto-estima, a identidade e a percepção do "EU" enquanto ser participante de uma sociedade que a cada momento sofre transformação e com isso necessita de estar preparado para viver de tal forma a questionar, refletir, desenvolvendo ações que justifiquem a existência enquanto cidadão.
Desta forma ratificamos a importância de uma gincana interdisciplinar, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda a comunidade docente e discente, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.
OBJETIVO GERAL
Propor aos alunos desafios que levem a perceber situações problemas que através do raciocínio, das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz.
Perceber a importâncias do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas;
Promover momento de interação e socialização no ambiente escolar e familiar;
Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala, propriamente dita, não será necessária.
Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto a diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.
METODOLOGIA
Incentivar a participação, condicionando espaço e atividades para todos mostrarem o potencial;
Instigar e problematizar os conceitos e valores a serem trabalhados, condicionando ação e reação diferenciadas, as quais deverão ser mediadas pelos professores, em busca da percepção dos pontos positivos e negativos;
Apresentar todas as atividades baseando-se no concreto, onde as experiências e demonstrações farão parte dos resultados avaliados.
PÚBLICO ALVO
Alunos da primeira a oitava série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Octacílio Gris. (os alunos foram divididos em nove equipes, onde em cada equipe tem alunos de todas as séries).
AVALIAÇÃO
A avaliação constituirá num processo de feedback, analisando a participação, desenvolvimento, comportamento, trabalho em equipe, ao longo das atividades, observando possíveis mudanças de atitudes dos envolvidos, a fim de atingir os objetivos propostos
ATIVIDADES
· Adivinhas; · Paródia; · Música; · Pular corda; · Pesquisa; · Desafio matemático; · Cabo de guerra; · Soletrando; · Provas relâmpagos.
13 de julho a 1º de setembro de 2010.
OBS: No encerramento culminando com o Festival de Dança.
OBS: Somente participam da comissão organizadora as professoras que não tem filhos na escola.
RECURSOS HUMANOS
Direção, professores.
Fonte: Direção da Escola Octacílio