ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO DAL PIVA COMEMORA 2O ANOS
A nossa escola iniciou seu funcionamento no dia 08 de março de 1991, então com o nome de “Escola Municipal de Primeiro Grau Incompleto Cecília Meireles” em alusão a destacada poetisa e escritora brasileira, sugestão do Secretário de Educação. (Decreto de criação nº483/89 e autorização de funcionamento Portaria ATO/SE00423 de 14/02/90). Tínhamos como Secretário de Educação e Cultura na época o professor Antonio Rodrigues da Luz, Diretora Salete Bedin, presidente do CPM Adair Mezzomo e Prefeito Municipal Jacir Marini. A escola funcionava em um salão denominado “Salão do Nini” cedido pelo senhor Maurildo Barbieiro, a intenção era permanecer ali até que se concluísse prédio destinado a escola, no oeste da cidade, saída para David Canabarro, o que não veio a acontecer, já que a escola se estabeleceu no endereço atual, Bairro Santo Isidoro. Estavam matriculados cerca de 75 alunos de pré-escola a 4ª séries em turno integral. Em 1993 com a mudança da administração municipal a escola passa então a funcionar no porão da casa do senhor Adenor Ribeiro da Silva, mais conhecido por “Piero”, contando então com 43 alunos. Finalmente em 29 de maio de 1996 foi inaugurado o atual prédio deste educandário, que ainda chamava-se Cecília Meireles. A administração Municipal era o prefeito Ferdinando Dallagnol e Secretária de Educação a professora Inedina C. Leite. A diretora da escola era a professora Leine Bonatto, e presidente do CPM o senhor Arger Cordeiro, sob as benção de Frei Pillati e comoção de toda uma comunidade que esperava por uma sede adequada aos seus anseios.
Em 09 de outubro de 1996 a escola foi renomeada como Escola Municipal de 1º Grau Incompleto João Dal Piva para homenagear um dos incentivadores da energia elétrica em nosso Município, participante da Comissão de Emancipação, sócio fundador do Clube União e sócio fundador da Cooperativa, o qual possuía uma serraria na frente da atual escola (1960).
Atualmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Dal Piva é a maior instituição de ensino público municipal, funcionando em turno integral com aproximadamente 280 alunos, 22 professores e 4 serventes. Sempre esteve ao longo de seus 20 anos comprometida com a boa qualidade da educação e o sucesso de seus alunos. Com professores inseridos no processo de construção de uma sociedade de conhecimento, através da qualificação profissional e humanizada.
ENTREVISTA A EX-ALUNOS E DIRETORAS
No dia 11 de abril de 2011 o 5º ano da E.M.E.F.João Dal Piva entrevista ex-alunos e diretoras que passaram por nossa escola.
O objetivo da turma seria coletar informações da história de nossa escola em todos os aspectos, principalmente no processo ensino-aprendizagem.
Percebeu-se que a qualidade de ensino tinha um valor importantíssimo na comunidade escolar, um ambiente que repassava valores éticos e morais aos educandos, buscando alcançar os objetivos propostos do próprio sistema. Na época não havia livros didáticos, inexistência de biblioteca própria para fins de pesquisa e leitura, nem tínhamos auxílio de verba federal, as brincadeiras eram sadias, mesmo não tendo local apropriado para atividades físicas.
Os alunos não tinham acesso a transporte escolar e a clientela que freqüentava a escola era da própria redondeza. Atualmente a nossa escola é nuclearizada, temos alunos de várias comunidades do município e os recursos utilizados era o quadro de giz e registravam as atividades desenvolvidas em seus cadernos escolares e o que nos impressionou que nossa escola é um ponto de referência para matricular seus próprios filhos futuramente.
|
Foto com ex –alunas, diretoras e alunos do 5º ano da escola João Dal Piva.
|
|
Foto com ex –alunas e atuais professoras da escola João Dal Piva. |
CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO DO LIVRO INFANTIL
Com o tema “A história da escola”, os alunos do 3º ano a 8ª série da E.M. João Dal Piva, participaram do concurso, tendo como objetivo a valorização da escola, conhecendo a sua história e promovendo atitudes de respeito aos direitos e dignidade da pessoa humana, contribuindo para a promoção de um espaço comunitário de aprendizagem e responsabilidade no processo ensino-aprendizagem.
A aluna Sabrina Domingues de Oliveira, cursando a 8ª série, foi vencedora do concurso e receberá como prêmio um curso de computação na Mega System e exemplares de seu trabalho será distribuído na Feira Municipal do Livro, no dia 28 de maio de 2011, no Salão Paroquial. O segundo lugar foi contemplada a aluna Camila Bedin Maran, estudante do 5º ano, também com um curso de computação. Neste mesmo concurso o aluno Alisson da Silva Dias, da 5ª série A, criou um desenho que foi o escolhido para simbolizar os 20 anos da escola, o mesmo servirá como estampa em camisetas alusivas a essa comemoração.
|
Comissão julgadora do concurso do Livro Infantil da escola |
|
Alunos Alisson da Silva Dias, Sabrina Domingues de Oliveira e Camila Bedin Maran |