Mensagem de Natal aos Ibiraiarenses

Inclusão Digital e Telecentro 2010

o Projeto Inclusão digital iniciado em 2007 e tendo continuidade nos anos seguintes, tem como objetivo disponibilizar aulas e o acesso a computadores e internet para pessoas que não disponibilizam desse meio, visando a qualidade de vida através da informação e o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.
As aulas são oferecidas à população e atende, principalmente, alunos em turno inverso ao da escola. Cidadãos de todas as idades podem participar gratuitamente, escolhendo entre os turnos da manhã, tarde ou noite.
EM 2010 a SMEC também aderiu nesse projeto o Telecentro Municipal, que está localizado no centro oferecendo computadores para pesquisa e aulas à Melhor Idade e cidadãos de todo o Município.

Mais investimentos da SMEC em 2010

Pensando no bem estar de educandos, educadores e funcionários ligados à área da educação, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nos últimos anos foram realizados investimentos de construção, reforma e aquisição de mobiliários (cadeiras, mesas, armários de aço para merenda, armários de madeira, estantes para biblioteca), material didático, equipamentos para xerox nas escolas municipais.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Octacílio Gris foi construído um Ginásio de Esportes, refeito o telhado e também a forração do saguão, bem como a pintura e instalação elétrica em todo o prédio.
Em relação ao transporte escolar foram adquiridos 2 microônibus, um ônibus e 1 Kombi, com revisão periódica de toda a frota (15 veículos: 5 ônibus grandes, 4 microônibus, 2 kombis, 2 ducatos, 1 gol e o Dimdim), para dar segurança e qualidade aos estudantes.
O Dimdim foi todo reformado, com condições de transportar as crianças com segurança.
Para proteção dos veículos, no ano de 2010, foi construída uma cobertura que serve como garagem.

Final de ano é confraternizado entre os participantes de projetos.









No dia 09 de dezembro de 2010, a

Secretaria

Municipal de Educação e Cultura promoveu encontro entre os participantes dos projetos de gaita violão e da banda municipal, juntamente com seus familiares reuniram-se para apresentações e entrega de certificados, e logo após confraternização.

Nas apresentações os alunos demonstraram seus talentos e aprendizados durante período do desenvolvimento dos projetos. Percebeu-se a gratidão dos familiares, pedindo a continuidade dos projetos em 2011.

Feira do livro se consolida como um grande evento da leitura em Ibiraiaras





No dia 4 de dezembro o Centro Esportivo Leomar Baréa sediou a Feira do Livro e Mostra Cooperativa e Cultural, com o tema “Resgatando valores e educando na inclusão”. A feira buscou a conscientização das pessoas para a importância da leitura e do espírito de solidariedade e cooperação. Essa atividade contou com a parceria entre Prefeitura Minicipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SICREDI e COOPIBI.

Em sua abertura o evento homenageou o jornal ARAUTO, representado pela Família de João Augusto Magalhães (in memorian), pelos anos em que contribuiu trazendo informações ao povo ibiraiarense. Na oportunidade o Prefeito Ferdinando Dallagnol entregou uma placa a dona Edna Magalhães, bem como o Secretário de Educação Aristeu Lunelli fez a entrega de um mimo a mesma.

O evento ainda contou com standes de exposições com os trabalhos desenvolvidos pelas escolas, apresentações artísticas e culturais, contação de histórias por escritores renomados, Kalunga e Gustavo Melo, exposição de artes visuais com artistas do município, mateada para os visitantes e pintura de rosto para as crianças e ainda livrarias com livros e revistas para aquisição.

Encontro das Famílias na Escola Zulmiro Zanin




A Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmiro Zanin todos os anos realiza o Encontro das Famílias com o objetivo de integrar e interagir com todos os membros da Comunidade Escolar, com exposição de trabalhos, teatros, brincadeiras, gincanas e palestras referente ao tema do ano.
Nesse ano foi trabalhado com o tema geral: Humanidade X Trabalho, que foi sugerido pelos pais no final do ano 2009.
Ao retomar o trabalho com o Programa União Faz a Vida decidiu-se realizar uma atividade com os pais: Resgatando Nossa História, para que as crianças percebessem que embora tenha mudado tanto no trabalho, nos hábitos, nos costumes, na Escola, as boas maneiras e o respeito devem estar sempre em primeiro lugar.
Para a realização dessa atividade foi escolhido um casal de pais de cada Comunidade para que coordenassem o trabalho na sua localidade. Assim reuniram-se com os demais membros da Comunidade sendo feitas discussões, comparações e reflexões sobre alguns aspectos sociais. Após foi feito o registro através da escrita, desenhos e recorte de gravuras. No dia do Encontro da Família cada Coordenador de sua Comunidade expôs o trabalho aos demais participantes, pais, professoras, alunos, Secretário de Educação, coordenadoras pedagógica, do transporte escolar e do Programa União Faz A Vida.

O teatro: Pai e Mãe eu sou teu aprendiz, representado pelos alunos da Escola demonstrou que o exemplo dos adultos interfere na formação de cada criança, sendo que essa se torna o aprendiz vivenciando as atitudes do dia-a-dia.