Inclusão Digital e Telecentro 2010
Mais investimentos da SMEC em 2010
Final de ano é confraternizado entre os participantes de projetos.
No dia 09 de dezembro de
Secretaria
Municipal de Educação e Cultura promoveu encontro entre os participantes dos projetos de gaita violão e da banda municipal, juntamente com seus familiares reuniram-se para apresentações e entrega de certificados, e logo após confraternização.
Nas apresentações os alunos demonstraram seus talentos e aprendizados durante período do desenvolvimento dos projetos. Percebeu-se a gratidão dos familiares, pedindo a continuidade dos projetos em 2011.
Feira do livro se consolida como um grande evento da leitura em Ibiraiaras
No dia 4 de dezembro o Centro Esportivo Leomar Baréa sediou a Feira do Livro e Mostra Cooperativa e Cultural, com o tema “Resgatando valores e educando na inclusão”. A feira buscou a conscientização das pessoas para a importância da leitura e do espírito de solidariedade e cooperação. Essa atividade contou com a parceria entre Prefeitura Minicipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SICREDI e COOPIBI.
Em sua abertura o evento homenageou o jornal ARAUTO, representado pela Família de João Augusto Magalhães (in memorian), pelos anos em que contribuiu trazendo informações ao povo ibiraiarense. Na oportunidade o Prefeito Ferdinando Dallagnol entregou uma placa a dona Edna Magalhães, bem como o Secretário de Educação Aristeu Lunelli fez a entrega de um mimo a mesma.
O evento ainda contou com standes de exposições com os trabalhos desenvolvidos pelas escolas, apresentações artísticas e culturais, contação de histórias por escritores renomados, Kalunga e Gustavo Melo, exposição de artes visuais com artistas do município, mateada para os visitantes e pintura de rosto para as crianças e ainda livrarias com livros e revistas para aquisição.
Encontro das Famílias na Escola Zulmiro Zanin
SMEC Divulga Edital de Matrículas 2011
DE 09 DE NOVEMBRO DE 2010
DISPÕE SOBRE AS MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBIRAIARAS, PARA O ANO LETIVO DE 2011.
O Secretário Municipal de Educação e Cultura de Ibiraiaras, no uso de suas atribuições, de acordo com o Regimento Escolar das escolas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e a legislação vigente, comunica às diretoras das escolas e aos pais ou responsáveis pelos alunos, sobre as disposições para as matrículas e rematrículas nas escolas municipais, para o ano letivo de 2011:
1. Do período para matrículas e rematrículas:
1.1. para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental João Dal Piva, Octacílio Gris, Zulmiro Zanin e a Escola Municipal de Educação Infantil Benito Victorio Martinelli as matrículas e rematrículas serão realizadas no período de 22 de novembro a 22 de dezembro de 2010, no horário de funcionamento de cada escola;
2. Das idades para ingresso na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de nove anos de duração:
2.1. nas turmas de maternal da Educação Infantil serão aceitas as matrículas de crianças que completarem 2 (dois) e 3 (três) anos de idade até 31 de março de 2011;
2.2. serão aceitas as matrículas no Jardim A das crianças que completarem 4 (quatro) anos até 31 de março de 2011;
2.3. serão aceitas as matrículas no Jardim B das crianças que completarem 5 (cinco) anos até 31 de março de 2011;
2.4. o ingresso no 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos de duração será assegurado para crianças nascidas até 31 de março de 2005, portanto, com 6 (seis) anos completos até 31 de março de 2011.
OBS: Garantido o ingresso das crianças referidas no item 2.4 e, havendo vaga, poderão ser aceitas inscrições daquelas que completem 6 anos de idade durante o ano de 2011 e que tenham freqüentado, comprovadamente, classe de educação infantil – pré-escola por 2 (dois) anos. Havendo mais candidatos do que vagas, terá preferência sucessivamente, o candidato que completar 6 (seis) anos em data mais próxima a 31 de março de 2011.
3. Da documentação exigida:
3.1. para matrículas, os pais ou responsáveis devem assinar ficha de matrícula, entregando cópia de algum documento do educando (certidão de nascimento, identidade...);
3.2. para rematrículas, tanto do Ensino Fundamental de oito anos como para o Ensino Fundamental de nove anos de duração, os pais ou responsáveis assinam a ficha de rematrícula.
4. Os casos omissos a este edital serão analisados e resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as escolas municipais e o responsável pelo educando.
Aristeu Lunelli
Secretário Municipal de Educação e Cultura
Escola João Dal Piva desenvolve atividades diversificadas
Programação da Feira do Livro e Mostra Cooperativa e Cultural
PROGRAMAÇÃO
08:30 – Início da Feira do Livro e Mostra Cooperativa e Cultural.
09:00 – Abertura oficial com homenagem ao Jornal Arauto.
Apresentação da Banda Municipal.
09:45 – Teatro: Que amor de bruxinha. (E.M.E.I. Benito V. Martineli).
10:00 – Conversa com o escritor Kalunga.
11:00 – Teatro: Meu doce namorado. (São Jorge).
13:45 – Teatro: O Mundo que eu quis (Padre Aleixo).
14:00 – Conversa com o escritor Gustavo Melo.
15:00 – Dança dos Guerreiros Kaingangs (E.E.E.F. Monte Caseros).
Durante todo o dia haverá visitação à Feira do Livro, mateada, oficinas de violão, gaita, instrumentos da Banda Municipal, pintura no rosto, exposição de quadros de artistas locais, exposição dos projetos desenvolvidos pelas escolas em 2010, espaço temático para fotos.
Feira do Livro e Mostra Cooperativa traz autores renomados
Segundo o Secretário de Educação, Aristeu Lunelli, o objetivo dessa atividade é reunir as escolas Estaduais, Municipais e Particulares no sentido de apresentar para a comunidade em geral os trabalhos que os educadores, alunos e pais realizaram durante o ano de 2010 no seu entorno escolar. O evento também será uma oportunidade de conscientizar as pessoas da importância que a leitura tem no desenvolvimento intelectual e cultural e na formação de sua cidadania. Através do espírito de solidariedade e cooperação o conhecimento colabora de maneira significativa para a preparação da pessoa para a realização pessoal e profissional.
Pensando no desenvolvimento global do ser humano e na educação como prioridade em nosso município, a Feira do Livro vem proporcionar uma interação com diferentes obras literárias, projetos, oficinas, apresentações artísticas e culturais, valorizando nossa cultura. Na ocasião a Livraria Maneco, de Passo Fundo, estará no evento com alguns autores como Kalunga e Gustavo Melo, que escrevem obras para crianças e adolescentes.
Durante a Feira do Livro haverá apresentações culturais e artísticas das escolas, da banda municipal, mateada, contação de histórias com autores convidados, danças típicas, pinturas, exposição de quadros de artistas, entre outras atividades.
Viagem Cultural
Com vistas em valorizar os profissionais de educação, o Programa “A União Faz a Vida”, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu uma viagem cultural a Bento Gonçalves, no dia 21 de outubro de 2010.
O passeio teve início com uma visita à Cooperativa Vinícola Aurora, em que todos foram recepcionados gentilmente e tiveram a oportunidade de obter informações sobre sua fundação, quadro social e a produção de uva e vinhos. Também foi proporcionada visitação aos locais de fabricação e armazenamento da bebida, com direito a degustação. Na oportunidade também foi feita visitação a uma loja de artesanato e vinhos.
Ainda no turno da manhã foi visitado o cenário da Epopéia Italiana – Parque Temático – com exposição de trajes típicos caracterizando a história da cultura italiana, em que se oportunizou conhecer a vinda dessa imigração para o Brasil, a partir de
A tarde todos tiveram a oportunidade de realizar um passeio com a “Maria Fumaça”, partindo de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi até Carlos Barbosa. Foi uma viagem emocionante e divertida com apresentações artísticas e culturais. Ao chegar
Dia do Professor
Mensagem aos professores
Zulmiro Zanin recebe jogos pedagógicos
Escola Zulmiro Zanin em visita de estudos
Nesse dia tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores, foram recebidos pelos funcionários que explicaram suas funções, pelo prefeito que explanou sobre a administração e o secretário de educação e cultura que falou sobre a importância da educação, o bom desempenho na escola e as funções da Secretaria.
Após a visita ao Prédio Municipal, os alunos participaram do arriamento dos pavilhões no altar da Pátria.
Escola João Dal Piva resgata as tradições gaúchas
O gaúcho se originou nas fronteiras da Argentina e do Uruguai com o sul do Brasil, sendo produto da miscigenação de índios com luso-brasileiros e espanhóis. As pilchas que conhecemos atualmente são o resultado de séculos de cruzamentos entre influências culturais de imigrantes e colonizadores.
Um legítimo gaúcho a gente conhece pela bombacha, pelo chapéu, pelo chimarrão e, acima de tudo, pela dedicação.
A Escola João Dal Piva na Semana Farroupilha realizou várias programações envolvendo alunos, professores, funcionárias, pais e comunidade em geral, onde resgatou a cultura gaúcha.