Mensagem de Natal aos Ibiraiarenses

Inclusão Digital e Telecentro 2010

o Projeto Inclusão digital iniciado em 2007 e tendo continuidade nos anos seguintes, tem como objetivo disponibilizar aulas e o acesso a computadores e internet para pessoas que não disponibilizam desse meio, visando a qualidade de vida através da informação e o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.
As aulas são oferecidas à população e atende, principalmente, alunos em turno inverso ao da escola. Cidadãos de todas as idades podem participar gratuitamente, escolhendo entre os turnos da manhã, tarde ou noite.
EM 2010 a SMEC também aderiu nesse projeto o Telecentro Municipal, que está localizado no centro oferecendo computadores para pesquisa e aulas à Melhor Idade e cidadãos de todo o Município.

Mais investimentos da SMEC em 2010

Pensando no bem estar de educandos, educadores e funcionários ligados à área da educação, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nos últimos anos foram realizados investimentos de construção, reforma e aquisição de mobiliários (cadeiras, mesas, armários de aço para merenda, armários de madeira, estantes para biblioteca), material didático, equipamentos para xerox nas escolas municipais.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Octacílio Gris foi construído um Ginásio de Esportes, refeito o telhado e também a forração do saguão, bem como a pintura e instalação elétrica em todo o prédio.
Em relação ao transporte escolar foram adquiridos 2 microônibus, um ônibus e 1 Kombi, com revisão periódica de toda a frota (15 veículos: 5 ônibus grandes, 4 microônibus, 2 kombis, 2 ducatos, 1 gol e o Dimdim), para dar segurança e qualidade aos estudantes.
O Dimdim foi todo reformado, com condições de transportar as crianças com segurança.
Para proteção dos veículos, no ano de 2010, foi construída uma cobertura que serve como garagem.

Final de ano é confraternizado entre os participantes de projetos.









No dia 09 de dezembro de 2010, a

Secretaria

Municipal de Educação e Cultura promoveu encontro entre os participantes dos projetos de gaita violão e da banda municipal, juntamente com seus familiares reuniram-se para apresentações e entrega de certificados, e logo após confraternização.

Nas apresentações os alunos demonstraram seus talentos e aprendizados durante período do desenvolvimento dos projetos. Percebeu-se a gratidão dos familiares, pedindo a continuidade dos projetos em 2011.

Feira do livro se consolida como um grande evento da leitura em Ibiraiaras





No dia 4 de dezembro o Centro Esportivo Leomar Baréa sediou a Feira do Livro e Mostra Cooperativa e Cultural, com o tema “Resgatando valores e educando na inclusão”. A feira buscou a conscientização das pessoas para a importância da leitura e do espírito de solidariedade e cooperação. Essa atividade contou com a parceria entre Prefeitura Minicipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SICREDI e COOPIBI.

Em sua abertura o evento homenageou o jornal ARAUTO, representado pela Família de João Augusto Magalhães (in memorian), pelos anos em que contribuiu trazendo informações ao povo ibiraiarense. Na oportunidade o Prefeito Ferdinando Dallagnol entregou uma placa a dona Edna Magalhães, bem como o Secretário de Educação Aristeu Lunelli fez a entrega de um mimo a mesma.

O evento ainda contou com standes de exposições com os trabalhos desenvolvidos pelas escolas, apresentações artísticas e culturais, contação de histórias por escritores renomados, Kalunga e Gustavo Melo, exposição de artes visuais com artistas do município, mateada para os visitantes e pintura de rosto para as crianças e ainda livrarias com livros e revistas para aquisição.

Encontro das Famílias na Escola Zulmiro Zanin




A Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmiro Zanin todos os anos realiza o Encontro das Famílias com o objetivo de integrar e interagir com todos os membros da Comunidade Escolar, com exposição de trabalhos, teatros, brincadeiras, gincanas e palestras referente ao tema do ano.
Nesse ano foi trabalhado com o tema geral: Humanidade X Trabalho, que foi sugerido pelos pais no final do ano 2009.
Ao retomar o trabalho com o Programa União Faz a Vida decidiu-se realizar uma atividade com os pais: Resgatando Nossa História, para que as crianças percebessem que embora tenha mudado tanto no trabalho, nos hábitos, nos costumes, na Escola, as boas maneiras e o respeito devem estar sempre em primeiro lugar.
Para a realização dessa atividade foi escolhido um casal de pais de cada Comunidade para que coordenassem o trabalho na sua localidade. Assim reuniram-se com os demais membros da Comunidade sendo feitas discussões, comparações e reflexões sobre alguns aspectos sociais. Após foi feito o registro através da escrita, desenhos e recorte de gravuras. No dia do Encontro da Família cada Coordenador de sua Comunidade expôs o trabalho aos demais participantes, pais, professoras, alunos, Secretário de Educação, coordenadoras pedagógica, do transporte escolar e do Programa União Faz A Vida.

O teatro: Pai e Mãe eu sou teu aprendiz, representado pelos alunos da Escola demonstrou que o exemplo dos adultos interfere na formação de cada criança, sendo que essa se torna o aprendiz vivenciando as atitudes do dia-a-dia.

Mensagem de Natal 2010


SMEC Divulga Edital de Matrículas 2011

EDITAL Nº 01/2010
DE 09 DE NOVEMBRO DE 2010

DISPÕE SOBRE AS MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBIRAIARAS, PARA O ANO LETIVO DE 2011.



O Secretário Municipal de Educação e Cultura de Ibiraiaras, no uso de suas atribuições, de acordo com o Regimento Escolar das escolas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e a legislação vigente, comunica às diretoras das escolas e aos pais ou responsáveis pelos alunos, sobre as disposições para as matrículas e rematrículas nas escolas municipais, para o ano letivo de 2011:

1. Do período para matrículas e rematrículas:
1.1. para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental João Dal Piva, Octacílio Gris, Zulmiro Zanin e a Escola Municipal de Educação Infantil Benito Victorio Martinelli as matrículas e rematrículas serão realizadas no período de 22 de novembro a 22 de dezembro de 2010, no horário de funcionamento de cada escola;

2. Das idades para ingresso na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de nove anos de duração:
2.1. nas turmas de maternal da Educação Infantil serão aceitas as matrículas de crianças que completarem 2 (dois) e 3 (três) anos de idade até 31 de março de 2011;
2.2. serão aceitas as matrículas no Jardim A das crianças que completarem 4 (quatro) anos até 31 de março de 2011;
2.3. serão aceitas as matrículas no Jardim B das crianças que completarem 5 (cinco) anos até 31 de março de 2011;

2.4. o ingresso no 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos de duração será assegurado para crianças nascidas até 31 de março de 2005, portanto, com 6 (seis) anos completos até 31 de março de 2011.
OBS: Garantido o ingresso das crianças referidas no item 2.4 e, havendo vaga, poderão ser aceitas inscrições daquelas que completem 6 anos de idade durante o ano de 2011 e que tenham freqüentado, comprovadamente, classe de educação infantil – pré-escola por 2 (dois) anos. Havendo mais candidatos do que vagas, terá preferência sucessivamente, o candidato que completar 6 (seis) anos em data mais próxima a 31 de março de 2011.

3. Da documentação exigida:
3.1. para matrículas, os pais ou responsáveis devem assinar ficha de matrícula, entregando cópia de algum documento do educando (certidão de nascimento, identidade...);
3.2. para rematrículas, tanto do Ensino Fundamental de oito anos como para o Ensino Fundamental de nove anos de duração, os pais ou responsáveis assinam a ficha de rematrícula.

4. Os casos omissos a este edital serão analisados e resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as escolas municipais e o responsável pelo educando.

Aristeu Lunelli
Secretário Municipal de Educação e Cultura


Escola João Dal Piva desenvolve atividades diversificadas

CONCURSO DE SOLETRAÇÃO

Nos meses de agosto e setembro foi realizado pelas professoras Kátia e Raquel, o primeiro concurso de soletração da 4ª série.
O concurso desenvolveu-se por etapas, sendo uma a cada semana.
Ao final, os primeiros lugares foram premiados com bombons e os demais receberam balas como incentivo pela participação.
Os vencedores foram:
1º lugar – Eduarda Festa
2º lugar – Isabela Tessaro
3º lugar – Rafael Lazari


TRILHA ECOLÓGICA

No dia 19 de outubro, acompanhados pelas professoras Kátia e Raquel, a coordenadora Leda Bedin, juntamente com a representante da Emater Vilce e a bióloga Cristiane, os alunos da 4ª série da E.M.E.F. João Dal Piva realizaram uma trilha ecológica na comunidade de Santo Antão.
O objetivo deste trabalho foi conhecer na prática os tipos de relevo e plantas, os cuidados para evitar o borrachudo, bem como, a preservação das belezas naturais do município. Estes assuntos foram trabalhados em sala de aula, tendo como culminância a trilha ecológica.

Programação da Feira do Livro e Mostra Cooperativa e Cultural

Feira do Livro e Mostra Cooperativa e Cultural acontecerá no dia 04 de dezembro no centro esportivo Leomar Baréa.
Realização: "A União Faz a Vida" (Prefeitura Municipal, Sicredi e Coopibi)

PROGRAMAÇÃO

08:30 – Início da Feira do Livro e Mostra Cooperativa e Cultural.

09:00 – Abertura oficial com homenagem ao Jornal Arauto.
Apresentação da Banda Municipal.

09:45 – Teatro: Que amor de bruxinha. (E.M.E.I. Benito V. Martineli).

10:00 – Conversa com o escritor Kalunga.

11:00 – Teatro: Meu doce namorado. (São Jorge).

13:45 – Teatro: O Mundo que eu quis (Padre Aleixo).

14:00 – Conversa com o escritor Gustavo Melo.

15:00 – Dança dos Guerreiros Kaingangs (E.E.E.F. Monte Caseros).

Durante todo o dia haverá visitação à Feira do Livro, mateada, oficinas de violão, gaita, instrumentos da Banda Municipal, pintura no rosto, exposição de quadros de artistas locais, exposição dos projetos desenvolvidos pelas escolas em 2010, espaço temático para fotos.

Sua nota fiscal dá prêmio

Feira do Livro e Mostra Cooperativa traz autores renomados

O Programa A União Faz a Vida, com a parceria entre Sicredi e Prefeitura Municipal de Ibiraiaras, através da Secretaria de Educação e Cultura com o apoio da Coopibi estará realizando no dia 04 de dezembro de 2010, a partir das 08h30min, no Centro Esportivo Leomar Baréa, a Feira do livro e Mostra Cooperativa do programa.

Segundo o Secretário de Educação, Aristeu Lunelli, o objetivo dessa atividade é reunir as escolas Estaduais, Municipais e Particulares no sentido de apresentar para a comunidade em geral os trabalhos que os educadores, alunos e pais realizaram durante o ano de 2010 no seu entorno escolar. O evento também será uma oportunidade de conscientizar as pessoas da importância que a leitura tem no desenvolvimento intelectual e cultural e na formação de sua cidadania. Através do espírito de solidariedade e cooperação o conhecimento colabora de maneira significativa para a preparação da pessoa para a realização pessoal e profissional.

Pensando no desenvolvimento global do ser humano e na educação como prioridade em nosso município, a Feira do Livro vem proporcionar uma interação com diferentes obras literárias, projetos, oficinas, apresentações artísticas e culturais, valorizando nossa cultura. Na ocasião a Livraria Maneco, de Passo Fundo, estará no evento com alguns autores como Kalunga e Gustavo Melo, que escrevem obras para crianças e adolescentes.

Durante a Feira do Livro haverá apresentações culturais e artísticas das escolas, da banda municipal, mateada, contação de histórias com autores convidados, danças típicas, pinturas, exposição de quadros de artistas, entre outras atividades.

Viagem Cultural


Com vistas em valorizar os profissionais de educação, o Programa “A União Faz a Vida”, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu uma viagem cultural a Bento Gonçalves, no dia 21 de outubro de 2010.

O passeio teve início com uma visita à Cooperativa Vinícola Aurora, em que todos foram recepcionados gentilmente e tiveram a oportunidade de obter informações sobre sua fundação, quadro social e a produção de uva e vinhos. Também foi proporcionada visitação aos locais de fabricação e armazenamento da bebida, com direito a degustação. Na oportunidade também foi feita visitação a uma loja de artesanato e vinhos.

Ainda no turno da manhã foi visitado o cenário da Epopéia Italiana – Parque Temático – com exposição de trajes típicos caracterizando a história da cultura italiana, em que se oportunizou conhecer a vinda dessa imigração para o Brasil, a partir de 1875, a esperança que tinham em ter uma vida melhor, com muitas riquezas. Os professores e funcionários puderam interagir e “vivenciar” a travessia do Oceano e achegada em terra firme, encontrando uma realidade bem diferente da prometida, tendo que enfrentar situações hostis, desde acomodações de moradia, o cultivo da terra, adversidades da natureza como mata fechada, feras, rios, falta de recursos fundamentais para a sobrevivência do grupo.

A tarde todos tiveram a oportunidade de realizar um passeio com a “Maria Fumaça”, partindo de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi até Carlos Barbosa. Foi uma viagem emocionante e divertida com apresentações artísticas e culturais. Ao chegar em Carlos Barbosa, o grupo foi recepcionado com show de músicas italianas. Em seguida visitação à Tramontina.

A viagem proporcionou um dia de cultura e lazer, enriquecendo conhecimentos, possibilitando reflexão sobre a qualidade de vida, a organização e o desenvolvimento cultural, social e econômico da Serra Gaúcha.

Homenagem ao Dia do Professor

Os professores municipais de Ibiraiaras foram homenageados em seu dia pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na ocasião foram presenteados com uma linda agenda personalizada.

Dia do Professor

No Dia do Professor, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ibiraiaras propõe uma reflexão sobre a profissão “Professor”, através de um texto de Gabriel Chalita, publicado originalmente na Revista Profissão Mestre, de outubro de 2010. Gabriel Chalita é doutor em Direito e em Comunicação e Semiótica, ex-secretário de Educação de São Paulo. Preside o Instituto Educativa.


O PROFESSOR E O DESENVOLVIMENTO

A educação não se realiza sem o professor. Embora a afirmação seja óbvia, muita gente não prestigia esse valoroso profissional – e entre essas pessoas desavisadas estão incluídas muitas autoridades. Valorização não significa apenas dinheiro, embora o reconhecimento financeiro seja muito importante. Costumo dizer que há três lugares fundamentais nos quais o professor precisa ser valorizado: cabeça, coração e bolso. Na cabeça, com ofertas de cursos que lhe garantam contínua qualificação profissional. No coração, porque há que existir uma rotina de reconhecimento de resultados e de divulgação pública do bom trabalho. É preciso respeitar a autonomia dos mestres e tratá-los com carinho. E, no bolso, porque essa é uma profissão de enorme importância para o País.
Valorizar o professor resulta em imediata e consequente melhoria do processo educacional. Essa não é uma constatação ingênua ou simplista. Ao contrário, está baseada em exemplos internacionais, em países que emergiram da condição de atrasados para a situação de líderes no desenvolvimento de seus cidadãos. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), aplicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, analisa o rendimento de estudantes de 56 países, medindo a cada três anos o domínio dos alunos da faixa etária de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciências. A avaliação (aqui coordenada pelo Inep) aborda não apenas a adequação da grade curricular de cada escola, mas também os conhecimentos relevantes e habilidades necessárias à vida adulta. No PISA, o Brasil ocupa a 52ª posição, com 390 pontos de 600 possíveis. A primeira colocada é a Finlândia, com 563 pontos.
Mas o que fez a Finlândia ocupar esse destaque? A primeira razão, segundo documento do próprio MEC, é que a sociedade finlandesa valoriza a educação e, portanto, tem para com ela uma atitude muito favorável. O resultado é que, na Finlândia, 75% dos adultos entre 25 e 64 anos têm diploma de ensino superior. Lá, o ensino é obrigatório somente dos 7 aos 16 anos, mas, apesar disso, apenas 1% dos estudantes do ensino fundamental não continua os estudos. O governo investe 5,8% do PIB em educação (no Brasil, o investimento é de 4%). Mas o que efetivamente importa é que, na sociedade finlandesa, o professor é tratado como a autoridade que é, com respeito e até com reverência. As crianças crescem, tendo como sonho profissional tornarem-se professores. Há um currículo nacional básico, mas é o professor que escolhe os métodos didáticos, os livros, a tecnologia. Trabalha em parceria com as famílias e ensina o que deve ser aprendido, da ecologia à administração financeira. E mais: não há sala de aula com mais de 36 alunos – acredita-se em um processo educativo heterogêneo, isto é, respeita-se individualmente o aluno. Na Finlândia, o professor ganha salário equivalente a R$ 8 mil. Todos devem ter formação mínima de cinco anos e a grande maioria tem mestrado.
Há outros exemplos reconfortantes, mesmo na América Latina. O Chile é um deles. A Argentina vem fazendo esforços importantes. Em ambos os países, resgate da educação começa pela valorização do corpo docente. Não há outra forma.
E no Brasil? Aqui estamos na contramão. Faltam professores – de acordo com dados da UNESCO, o País terá de contratar 396 mil novos docentes até 2015. O salário é baixo – na média, R$ 950,00 para educação básica. Muito distante do ideal.
Resumindo, não há resgate possível para educação no Brasil, e portanto para o desenvolvimento, sem a valorização do professor. Na cabeça, no coração e no bolso.

Mensagem aos professores

Quando falamos em profissional da educação devemos dar uma especial atenção às condições que o mesmo tem ao realizar o seu trabalho.
Observamos a cada dia que passa que a profissão de professor vem sofrendo profundas transformações e cada vez mais vem sendo questionada pela sociedade.
Ser professor é mais que ter uma profissão, é uma verdadeira “vocação”, pois entre tantos conflitos precisa, ao mesmo tempo, amar, respeitar, ensinar e educar, precisa estar preparado para enfrentar as mais adversas situações do dia a dia e ter sabedoria para solucioná-las sem deixar marcas negativas.
O trabalho do professor constrói-se a cada dia com muita paciência, dedicação e compreensão. Precisa estar em permanente aperfeiçoamento, com planejamento coletivo de todas as ações curriculares referentes ao processo ensino-aprendizagem, visando o engrandecimento do aluno como um todo.
Na escola, além do material didático e seu plano de aula elaborado, o professor divide seu tempo em ser psicólogo, amigo, pai, mãe e conselheiro, buscando tornar suas aulas mais atrativas e com mais sabor.
Parabéns pelo seu dia!

Uma mensagem do Secretário de Educação Aristeu Lunelli e equipe da SMEC.

Zulmiro Zanin recebe jogos pedagógicos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu novos jogos pedagógicos para a Escola Municipal Zulmiro Zanin, entre eles quebra-cabeças, jogo da memória, resta um e bingo de palavras.
Os alunos demonstraram grande interesse ao receber os jogos, poderão utilizá-los em atividades escolares propostas pelos professores, transformando a brincadeira em aprendizado.

Escola Zulmiro Zanin em visita de estudos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Zulmiro Zanin realizou visita a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores no dia 5 de agosto, com a finalidade de ampliar seus conhecimentos.
Nesse dia tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores, foram recebidos pelos funcionários que explicaram suas funções, pelo prefeito que explanou sobre a administração e o secretário de educação e cultura que falou sobre a importância da educação, o bom desempenho na escola e as funções da Secretaria.
Após a visita ao Prédio Municipal, os alunos participaram do arriamento dos pavilhões no altar da Pátria.

Escola João Dal Piva resgata as tradições gaúchas

A Semana Farroupilha não comemora apenas a coragem dos Farrapos, comemora o orgulho de um povo que sempre lutou por seus ideais.
O gaúcho se originou nas fronteiras da Argentina e do Uruguai com o sul do Brasil, sendo produto da miscigenação de índios com luso-brasileiros e espanhóis. As pilchas que conhecemos atualmente são o resultado de séculos de cruzamentos entre influências culturais de imigrantes e colonizadores.
Um legítimo gaúcho a gente conhece pela bombacha, pelo chapéu, pelo chimarrão e, acima de tudo, pela dedicação.

A Escola João Dal Piva na Semana Farroupilha realizou várias programações envolvendo alunos, professores, funcionárias, pais e comunidade em geral, onde resgatou a cultura gaúcha.
Direção da Escola João Dal Piva